quarta-feira, 29 de julho de 2009

Frans Post e o Brasil Holandês

Na coleção do Instituto Ricardo Brennand

Apresentação
Ricardo Brennand – presidente do IRB

Há anos, apoiado por Graça minha mulher, meus filhos e netos, resolvi criar o Instituto Ricardo Brennand. Este novo instituto, que leva meu nome, homônimo do meu tio Ricardo Brennand, grande cultor das artes e a quem eu homenageio, tem como objetivo preservar e difundir a arte e a cultura brasileiras, tendo como o foco o século XVII no período da ocupação holandesa.
Em Setembro de 2002, abrimos nossa Pinacoteca, que é parte do Instituto, para receber e expor, pela primeira vez, todas as obras de Albert Eckhout que viajaram juntas para fora da Dinamarca.
.
Cachoeira na Floresta
Óleo sobre madeira, 40 x 44 cm
Assinado e datado F. Post 1657
.
Agora, por ocasião da visita de sua Majestade a Rainha Beatrix da Holanda e de Suas Altezas Reais o Príncipe Willem-Alexander e a Princesa Maxima, abriremos a exposição "Frans Post e o Brasil Holandês no Instituto Ricardo Brennand" mostrando pela primeira vez o acervo constituído pelo Instituto em torno do tema que escolhemos como foco de nossa atividade.
Frans Post foi o primeiro paisagista do Novo Mundo e o Instituto orgulha-se de possuir a maior coleção de suas obras, formada por 15 quadros representativos de todas as fases de seu trabalho. Em torno do Brasil Holandês, está sendo constituída uma grande biblioteca e uma coleção de documentos, mapas e objetos relativos ao período. Estas coleções foram organizadas por Bia Corrêa do Lago, autora de amplo estudo sobre Frans Post e curadora desta primeira exposição do acervo do Instituto, tornada possível graças ao apoio do Ministério da Cultura.
Essa é a maneira que encontramos para agradecer e retribuir a Pernambuco e ao Brasil as oportunidades que nos foram dadas para, em mais de 50 anos de árduo e incessante trabalho e também de contínua esperança, desenvolver nossas empresas, construir fábricas, criar empregos e colaborar, enfim, para nosso povo e nosso país.
O Instituto Ricardo Brennand é, pois, a expressão tanto do nosso compromisso com a terra e a gente de Pernambuco e do Brasil quanto de nossa maior gratidão e esperança nas gerações futuras.

Nenhum comentário: