quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Estudantes da UEPB realizam 4º Congresso Interno

28-Oct-2009

De 22 a 24 de outubro, foi realizado na cidade de Patos, o 4° Congresso Interno dos Estudantes da Universidade Estadual da Paraíba, organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). Durante os três dias de atividades, mais de 100 delegados discutiram o tema “Dinheiro Público para a Universidade Pública”, além de temáticas acerca de movimento estudantil, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), assistência estudantil e a conjuntura no Brasil e na América Latina.

A abertura ocorreu no auditório do Fórum Miguel Sátiro e contou com a participação do prefeito Nabor Wanderley, da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, Reitoria da UEPB, Associação dos Docentes da UEPB, Câmara de Vereadores do Município e da União Nacional dos Estudantes (UNE), representada pelo primeiro vice-presidente, Sandino Patriota.

No dia 23, pela manhã, os participantes debateram o financiamento do ensino superior público. Compuseram a mesa o pró-reitor de Planejamento da UEPB, professor Antônio Rangel Júnior, o presidente da ADUEPB, Cristóvam Andrade e o presidente da ADUFCG-Patos, Jacob Souto. Diversos tópicos foram debatidos na oportunidade, a axemplo de um maior investimento no ensino público brasileiro. À noite, a atividade cultural ficou por conta da apresentação da banda Biquíni Cavadão em praça pública, como parte da programação do aniversário da cidade de Patos. Já no sábado, foi realizado um debate sobre o golpe militar em Honduras e as lutas na América Latina.

Após o debate, a plenária final aprovou o plano de lutas do DCE-UEPB, a criação da Diretoria de Mulheres do DCE, a incorporação imediata da representação estudantil dos novos campi já criados e daqueles que venham a ser formados na estrutura do DCE, além de moções de apoio ao diploma de Jornalismo e de repúdio à criminalização dos movimentos sociais.

* Encontrado em: http://www.uepb.edu.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2935&Itemid=745

Nenhum comentário: